Seu relacionamento está dando certo?


O relacionamento já tem um tempo e você ainda não sabe se ele vai para frente? Não se preocupe, pois esse tipo de insegurança é muito comum em toda relação. Quem realmente ama, se importa com o outro e busca a felicidade mútua, tanto no presente como no futuro. É difícil saber se ele é a pessoa certa ou se ela é a mulher com quem você vai dividir o resto da sua vida. Porém, alguns sinais podem dar pistas se o namoro pode vingar ou mesmo terminar em algo mais sério. Veja aqui alguns indícios que podem revelar se seu relacionamento está (ou não) no caminho certo.

Confiança
A confiança deve ser a base do convívio a dois por ser quase tão essencial quanto o amor. É normal no começo um não se abrir para o outro, mas com o tempo a credibilidade de desenvolve. Se você não acredita no que seu parceiro diz, é necessário ser sincero e esclarecer por que ainda não confia totalmente. Isso é importante, pois dessa forma o outro pode se esforçar para que você tenha mais segurança. Claro que há casos em que o parceiro não merece confiança, daí é melhor já pular fora antes de ser enganado.



Entrega
Um relacionamento precisa que um se entregue ao outro. Mas como ter certeza de que o seu par está inteiro na relação? Comece a reparar nas prioridades dele e quem dos dois define as coisas. Por exemplo, se só ele (ou ela) decide para onde vocês vão sair, onde vão comer, que filme vão ver, etc., e não deixa você escolher. Quando uma pessoa se entrega verdadeiramente para a outra, ela abre mão de fazer algumas coisas para agradar o outro. Mas muita atenção para não se anular.



Respeito
O respeito em um relacionamento está presente em muitos momentos. Vai desde aceitar suas escolhas até não se intrometer muito na relação dele (ou dela) com a família. Muitas meninas, por exemplo, preferem esperar um tempo para transar com o namorado, porém alguns rapazes não respeitam essa ideia. O respeito é importante também quando vocês não estão juntos. Ele age como se estivesse solteiro? Isso é mais comum do que se imagina e uma grande falta de respeito. Por isso, esteja sempre de olho aberto para que seu companheiro não ultrapasse os limites.



Perdão
Todo mundo erra, mas nem todos têm facilidade para perdoar. Alguns fingem esquecer, mas na primeira oportunidade jogam na cara do outro os erros cometidos no passado. Perdão é entender que a pessoa errou e escolher superar o ocorrido. Bola para frente: não fique remoendo o que passou. Guardar mágoas pode prejudicar muito sua saúde emocional e causar sérios danos ao futuro da relação (se você pretende levá-la adiante). Lembre-se de que, se você não perdoa, também será mais complicado ser perdoado.



Admiração
É claro que todo mundo tem defeitos, mas é importante que o casal se concentre mais no que admira um no outro do que no que não gosta. Pode ser a determinação, o carinho, a forma de lidar com os problemas. Quanto mais aspectos você exaltar no seu parceiro, e ele em você, melhor será o relacionamento. Se não há admiração, a relação estará fadada ao fracasso. E é importante não apenas admirar, mas também expor sua admiração. Deixe claras as atitudes que você aprecia na sua cara-metade. Assim, a tendência será que elas se repitam.



Competição
Quando os dois se amam, não importa quem tem o salário maior, quem é mais bonito ou inteligente. No amor não existe competição. Isso porque para ela existir é necessário um rival, e o seu parceiro, como a própria palavra já diz, é um companheiro, não um oponente. O ideal é que os dois comemorem os sucessos e realizações juntos, mesmo que sejam conquistas individuais. Fique feliz se ele foi promovido ou se ela ganhou uma bolsa de estudos. Compartilhe as alegrias e tristezas. Afinal, isso demostra a união do casal e deixa o relacionamento mais saudável.



Humildade
Quando se erra, é necessário ser humilde para pedir perdão. Algumas pessoas não gostam de pedir desculpas, e para que o relacionamento amadureça, é necessário reconhecer os deslizes. Não é preciso se humilhar diante do outro, é apenas ser sincero e reconhecer que errou. Com alguns casais acontece de uma pessoa não dar o braço a torcer, preferindo ser cabeça dura e não abrir mão do seu ponto de vista. Porém, tanta intransigência pode levar sua relação a naufragar.



Aprendizado
Em boa parte dos eventos cotidianos é possível tirar um aprendizado, e no convívio a dois não é diferente. Afinal, uma relação é também um troca de experiências. Se não tem aprendizado, não é positivo, ambos ficam estagnados. É possível até mesmo aprender com as brigas e discussões. Se você comentou algo sobre a mãe do seu companheiro e ele não gostou, está mais do que claro que você deve evitar fazer esse tipo de comentário. Aprender é simples e positivo, por isso preste atenção nos detalhes para não cometer o erro novamente.



Amor incondicional
O amor é algo que se desenvolve com o tempo, mas para ser incondicional é necessário também ter disposição. O amor incondicional não exige nada em troca. Doar-se, fazer algo que o outro gosta só tem a acrescentar no relacionamento. Se você encontra todos os outros tópicos em seu relacionamento atual, entre de cabeça nele e faça de tudo para dar certo. Mas sempre tenha em mente que para ele vingar é necessário que os dois lados trabalhem para isso. Não adianta investir em algo que o outro não deseja, por isso é importante que os dois compartilhem das mesmas expectativas.



Comentários

Veja também

Novos gifs fofinhos

Gifs doidinhos