Benefícios da aveia: o cereal com alto teor nutritivo


Resolvi fazer um post sobre os benefícios da aveia, já que aqui em casa a usamos para praticamente todas as receitas, inclusive as salgadas, além de comermos a aveia pura em frutas. Minha filha toma todas as manhã 1 copo de leite de aveia (4 colheres de sopa de farinha de aveia + 500 ml de água filtrada – Deixar de molho por algumas horas e depois é só agitar bem e beber – Se quiser pode usar a aveia em flocos e depois de algumas horas bater no liquidificador e coar, se achar necessário.  Adoce a gosto!) com cereal matinal. Eu sempre amei aveia, e acho que é o melhor cereal do mundo! Tem gente que não gosta, mas não sabem o que estão perdendo, pois a aveia é perfeita para a saúde. Se você não gosta, experimente colocar em massas de bolo e pães, você nem vai sentir; o importante é a saúde!

A aveia (Avena sativa L) é um grão distinto entre os cereais por causa das suas características multifuncionais e do alto valor nutritivo; uma vez que é rica em proteínas, carboidratos e fibras alimentares, com destaque para a β-glucana, vitaminas e minerais. Por conta do alto valor nutritivo, a aveia foi reconhecida, em 2000, pela ANVISA, um alimento com propriedades funcionais, o que aumentou o interesse por investigações científicas a seu respeito. Estas revelam atributos característicos dos seus vários componentes e os associam a inúmeros benefícios à saúde, como regulação do funcionamento intestinal, redução dos níveis de colesterol plasmático, controle da glicemia e promoção de maior sensação de saciedade, refletindo no controle do peso corporal. 
Ela foi um dos primeiros alimentos a ser considerado como funcional devido às suas características de fornecimento de substâncias essenciais ao corpo e de prevenção contra determinadas doenças. Sim, a aveia é um grande aliado quando o assunto é saúde e tornou-se uma recomendação constante de nutricionistas e especialistas em alimentos saudáveis às pessoas que buscam um estilo de vida mais leve e refeições balanceadas.
Considerada também como um alimento versátil, a aveia pode ser adicionada a iogurtes, saladas de frutas, pães, massas, entre outros alimentos. Ela possui um teor nutritivo grande e é rica em proteínas de alto valor biológico e auxilia no equilíbrio dos aminoácidos.


Por exercer um papel tão importante no organismo, nós separamos cinco benefícios incríveis que este grão pode oferecer:

1 – Ajuda a evitar o excesso de glicose e insulina no sangue. Tudo porque as fibras presentes na aveia facilitam a absorção da glicose, que torna-se, então, lenta e gradual. E isso regulariza a liberação de insulina.
2 – Aumenta a sensação de saciedade e, por isso, auxilia na manutenção do peso.
3 – Associada a uma alimentação inteiramente saudável, a aveia combate o alto índice do colesterol ruim (LDL).
4 – Ajuda a combater a depressão graças ao magnésio e às vitaminas do complexo B que atuam diretamente no sistema nervoso.
5 – Por possuir uma fibra denominada como betaglucana, a aveia reforça o sistema imunológico e age contra infecções, atuando diretamente nas células de defesa.


Quem está grávida, então, não deve dispensar a aveia. Ela ajuda no desenvolvimento do bebê e na produção de leite. De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia, o ideal é consumir aveia todos os dias de preferência no café da manhã, pois ela ajuda o corpo a repor as energias para as tarefas diárias. A quantidade recomendada é de até 30 gramas, ou seja, 2 colheres de sopa, em média.


Comentários

Veja também

Novos gifs fofinhos

Gifs doidinhos