O que não pode faltar na despensa vegetariana


Não sei se você sabe, mas sou vegetariana desde Outubro/13 e desde então comecei a fazer várias receitas. Percebi que o conteúdo da minha despensa mudou muito. Eis alguns ingredientes que são indispensáveis para fazer qualquer receita vegetariana/vegana:


Aveia - Fonte de proteínas, ferro e fibras, pode ser usada nas frutas, bolos e até fazer leite vegetal.
Farinha de trigo integral - Substituir a farinha de trigo branca por esta faz bem à saúde. Aliás, tudo integral é mais saudável do que os refinados.
Grão de bico - Fonte de ferro, pode ser usado em sopas, comer os grãos cozidos ou fazer hambúrguer (meu favorito!)
Açúcar mascavo - Muito mais saudável do que qualquer outro tipo de açúcar, pois é mais natural, além de deixar as receitas mais saborosas.
Amendoim, castanhas - Pra quem não gosta muito de comer puro, pode misturar nos bolos e tortas ou fazer uma pasta para passar no pão integral. E a castanha ainda pode ser usada para fazer queijo vegano. Fica uma delícia!
Frutas secas - Pode comer puro, no iogurte, leite vegetal com granola, ou usar nas receitas de pão integral e bolos.
Cacau em pó - Os achocolatados têm pouco cacau e muito açúcar, o que pode atrapalhar se você está de dieta. Melhor usar o cacau puro e adicionar açúcar ou adoçante a gosto.
Chás - Sou fã do chá-mate, mas  os chás de camomila, chá-verde, entre outros também são ótimas opções para acompanhar o lanche da tarde.
Lentilha - Também é fonte de ferro e muito saborosa. Não precisa usar só no ano novo, se você gosta de fazer simpatias. Use o ano inteiro!
Gergelim - Use-o torrado nas receitas salgadas ou faça receitas de pasta de gergelim para acompanhar o pão ou biscoito.
Proteína texturizada de soja: Mais conhecida como carne de soja, esta é a queridinha dos vegetarianos, e pode ser usada em qualquer receita salgada.
Macarrão e arroz integrais: Como eu já disse anteriormente, tudo o que é integral é mais saudável.
Leite de soja ou extrato de soja em pó: Se você não usa sempre o leite de soja, para não correr o risco de estragar, compre o extrato de soja em pó e faça o leite na quantidade que desejar. misturando com água.
Temperos e especiarias diversos: Aqueles temperos em pós são ótimas opções e não possuem nada de origma animal (para ter certeza, sempre verifique os ingredientes nas embalagens). Use e abuse também de canela, cravo-da-índia, salsa desidratada, orégano, açafrão, colorau, pimenta calabresa, etc. 


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